Itália x Inglaterra – a final do Euro 2020!

Itália x Inglaterra, poderá não ser a final esperada, mas não deixa de ser um grande jogo com duas grandes seleções. No início da competição, apesar de fazerem parte do grupo de favoritos, certamente ninguém diria que fossem estas duas seleções as mais fortes e que alcançariam a final do Euro 2020.

Já há muito tempo, mais precisamente 37 anos, que os finalistas do Euro não eram os vencedores dos respetivos grupos na fase regular. Na última final, em 2016, Portugal terminou o seu grupo em terceiro numa final disputada com a França que tinha terminado como vencedora do respetivo grupo.

Itália x Inglaterra, é uma final inédita, estas duas seleções nunca se defrontaram na final de um torneio de seleções. Aliás, esta é a primeira final de um europeu para a Inglaterra e a primeira final de uma grande competição desde o Mundial de 1966. Coincidência ou não a Inglaterra venceu essa competição que também se realizou no reino de sua majestade.

Estas duas seleções já se defrontaram por 27 vezes, e apesar de algum equilíbrio a balança ainda está favorável à squadra azzurra (V10; E9; D8). Se olharmos apenas para jogos particulares o histórico até está equilibrado, mas se apenas considerarmos competições oficiais, aí a Itália volta a ganhar vantagem e teríamos que voltar ao ano de 1977 para ver a última vitória inglesa num torneio de seleções.

O que pensaram os selecionadores após as partidas da meias-finais

As equipas de futebol atacam e defendem, não podem só atacar. Hoje ambos os lados tiveram oportunidades, pois são duas grandes equipas. Os penáltis são cruéis. A Espanha é uma grande equipa e jogou muito bem. Nós não jogámos como é habitual, mas lutámos muito e sabíamos que seria assim. O crédito vai todo para os meus rapazes, porque há três anos que acreditaram nisto. Mas ainda não acabou. Temos juntar as forças que ainda nos restam e preparar-nos para a final.

Roberto Mancini, selecionador da seleção italiana de futebol

“Estou muito orgulhoso dos jogadores. É um momento incrível para se fazer parte dele. Os adeptos também foram incríveis. Sabíamos que não seria um jogo fácil. Dissemos aos jogadores que tínhamos de mostrar resiliência e responder aos contratempos e conseguimos fazê-lo. Senti que chegaríamos lá, mas sabia que teríamos uma batalha diferente das anteriores. A Dinamarca é subestimada e causou-nos muitos problemas. Mas os jogadores fizeram um trabalho fantástico. O melhor de tudo é que demos aos fãs e ao país uma noite fantástica e a jornada continua por mais quatro dias. Temos um obstáciulo enorme pela frente, mas as finais são para ganhar.

Gareth Southgate, selecionador da seleção inglesa de futebol

Em Placard.pt poderás apostar em todos os mercados do Itália x Inglaterra, em pré-jogo ou ao vivo.