F1 e MotoGP novamente em Portugal

F1 e MotoGP, o aguardado regresso

O circo da F1 e do MotoGP regressam a Portugal, após as visitas excecionais do ano passado. O Circuito Internacional do Algarve serviu como prova suplente devido à desistência de outros circuitos devido à pandemia.

O mundial de MotoGP arranca já este fim de semana no Catar, o Circuito de Losail será o palco de uma dobradinha, uma vez que as primeiras duas provas do campeonato serão disputadas neste circuito. Segue-se Portimão, de 16 a 18 de abril, o circuito português será a casa dos melhores pilotos de motas do mundo. Entre eles estará o Miguel Oliveira, o piloto português nascido em Almada, chega ao Algarve aos comandos de uma máquina oficial. No final da temporada passada, o Miguel transferiu-se da Tech3 para a equipa oficial da KTM.

Grande época em perspetiva

A cumprir a terceira época na categoria rainha, depois de ter sido 17.º e nono nas temporadas anteriores o piloto luso tem-se mostrado muito satisfeito com os desenvolvimentos da mota, apesar de ainda haver muito trabalho e melhorias a fazer.

“Evoluímos em tudo, um bocadinho em tudo. Tentámos focar-nos em todos as áreas da mota, porque já tínhamos um pacote muito competitivo em 2020, e a única coisa que tentámos fazer foi levar motor, chassis, braço oscilante e aerodinâmica um pouco mais acima, para ganharmos performance e, noutros casos, para aumentarmos a nossa baliza de trabalho em termos de ‘setup’ [afinação] em circuitos em que não tenhamos corrido e termos mais margem de manobra para a afinar”

Miguel Oliveira
Boas memórias são repetíveis

Na prova final da época transata, disputada precisamente no Algarve, o vencedor foi Miguel Oliveira, uma corrida que dominou do início ao fim. Este ano já ao volante de uma KTM oficial, diz que poderá repetir a façanha.

“É possível [repetir] e é possível melhorar também. Não existe nenhuma regra que diga que não seja possível repetir ou melhorar um resultado. Portanto, mesmo que tenha sido ‘pole position’, volta rápida e vitória, há sempre qualquer coisa que se pode melhorar”

Miguel Oliveira

Quem não estará presente no início do campeonato será o piloto espanhol Marc Marquez, ainda a recuperar de lesão. Entretanto, o espanhol será substituído pelo alemão Stefan Bradl, pelo menos nas duas primeiras provas do campeonato, ainda não é certo que Marquez participe no GP de Portugal.

Calendário da temporada 2021 do Mundial de MotoGP

  1. GP do Catar (Circuito de Losail): 26 a 28 de março
  2. GP de Doha (Circuito de Losail): 2 a 4 de abril
  3. GP de Portugal (Circuito do Algarve): 16 a 18 de abril
  4. GP de Espanha (Circuito de Jerez Ángel Nieto): 30 de abril a 2 de maio
  5. GP de França (Circuito de Le Mans): 14 a 16 de maio
  6. GP de Itália (Circuito de Mugello): 28 a 30 de maio
  7. GP da Catalunha (Circuito de Barcelona): 4 a 6 de junho
  8. GP da Alemanha (Circuito de Sachsenring): 18 a 20 de junho
  9. GP dos Países Baixos (Circuito de Assen): 25 a 27 de junho
  10. GP da Finlândia (Circuito de KymiRing): 9 al 11 de julio
  11. GP de Áustria (Circuito de Red Bull Ring): 13 a 15 de agosto
  12. GP da Grã-Bretanha (Circuito de Silverstone): 27 a 29 de agosto
  13. GP de Aragão (Circuito de MotorLand): 10 a 12 de setembro
  14. GP de São Marino (Circuito de Misano): 17 a 19 de setembro
  15. GP do Japão (Circuito de Motegi): 1 a 3 de outubro
  16. GP da Tailândia (Circuito de Chang): 8 a 10 de outubro
  17. GP da Austrália (Circuito de Phillip Island): 22 a 24 de outubro
  18. GP da Malásia (Circuito de Sepang): 29 a 31 de outubro
  19. GP de Valência (Circuito Ricardo Tormo): 12 a 14 de novembro
  20. GP da Argentina (Circuito de Termas de Río Hondo): por confirmar
  21. GP das Américas (Circuito de Austin): por confirmar
Mundial de F1, o regresso!

A F1 também está de regresso a Portugal, pelo segundo ano consecutivo o GP de Portugal será disputado no Circuito Internacional do Algarve. A prova portuguesa será a terceira prova do calendário de 2021 e terá lugar entre os dias 30 de abril e 2 de maio.

Apesar de não termos nenhum piloto português em ação no mundial da modalidade, a expetativa é grande em Portugal. A F1 sempre teve um enorme número de adeptos, muito apaixonados e determinados em ver os seus heróis. Contudo, e devido à pandemia, ainda não se sabe se haverá a possibilidade de assistir ao vivo ao GP de Portugal.

Em Placard.pt poderás apostar na qualificação e na corrida do Bahrain do mundial de F1.