Andebol português a caminho de Tóquio 2020

A seleção nacional de andebol conseguiu um feito histórico ao qualificar-se pela primeira vez para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. É uma façanha ainda maior, pois é a primeira vez que uma seleção de um desporto de pavilhão se qualifica para os Jogos Olímpicos.

Mas não se pense que esta qualificação se deve à sorte, nada disso. Esta seleção, comandada por Paulo Pereira, tem vindo a evoluir positivamente e a ter prestações de grande nível nos últimos anos. Desde 1994 que o andebol português tem vindo a marcar uma posição na esfera do andebol europeu e mundial, com grandes prestações nos europeus e mundiais da modalidade. Mais recentemente, o Euro 2020 (6º lugar), o Mundial 2021 (10º lugar) e sobretudo no torneio pré-olímpico que se realizou no passado mês de março, que valeu esta qualificação histórica de Portugal.

Um jogo do outro mundo

Para garantir a presença em Tóquio 2020 Portugal necessitava de vencer a congénere francesa e vice-campeã olímpica no último jogo do torneio pré-olímpico. O jogo foi emocionante e renhido até ao fim, a partida ficou decidida a dois segundos do apito final. Rui Silva foi o autor do golo histórico e naquele momento tão emocional disse o seguinte:

“Nem eu próprio tenho noção do que conquistámos. Falamos de um sonho de criança, que todos os atletas sonham porque é o patamar mais alto. E falamos numa situação difícil, que o andebol e o desporto português têm vivido nas últimas semanas que nos afetou muito. Podermos dedicar esta vitória a quem mais merecia é realmente especial”

Rui Silva, jogador da seleção nacional de andebol
Quintana é um dos nossos. Para sempre na nossa memória.

Esta situação difícil de que fala Rui Silva é o falecimento de Alfredo Quintana, guarda-redes do Futebol Clube do Porto e da seleção nacional, apenas umas semanas antes da realização deste torneio. Entretanto, a qualificação para os Jogos Olímpicos foi o culminar de um trajeto conjunto do qual fazia parte Quintana. Quintana era cubano de nascença, mas português de coração.

Acima de tudo, lembremo-nos das defesas impossíveis de Alfredo Quintana no europeu e mundial que permitiram a Portugal alcançar brilhantes exibições e triunfos impensáveis. No final do encontro com a França e a consequente qualificação para Tóquio 2020, todos foram unânimes em dedicar esta grande conquista a Alfredo Quintana.

“Antes de mais digo-vos já que não conseguimos isto sozinhos. Quero agradecer também ao Quintana. Estes jogadores são realmente pessoas, guerreiros. Houve ali um momento em que foi difícil gerir a situação. Tivemos de ter alguma sorte”

Paulo Jorge Pereira, Selecionador Nacional de Andebol

Hoje dia 1 de abril de 2021, a nossa seleção ficou a conhecer os adversários para a fase de grupos do Torneio Olímpico.

Os comandados de Paulo Jorge Pereira terão pela frente Dinamarca Suécia, Japão, Egito e Bahrain, no Grupo B da competição. A primeira fase do torneio terá início a 24 de julho, as 4 seleções mais bem classificadas de cada grupo avançam para os quartos de final.

Composição dos grupos do torneio olímpico de andebol:
  • Grupo A: Noruega, França, Alemanha, Brasil, Espanha e Argentina.
  • Grupo B: Dinamarca, Suécia, PORTUGAL, Japão, Egito e Bahrain.

Em Placard.pt poderás apostar em todos os mercados das mais variadas competições de andebol, em pré-jogo ou ao vivo.