UEFA Liga Conferência Europa

Sabias que vamos ter uma nova competição europeia para os clubes de futebol, a Liga Conferência Europa da UEFA?

Esta será a terceira competição de clubes da UEFA e decorrerá em paralelo com a UEFA Liga dos Campeões e a UEFA Liga Europa. A competição deverá começar já em 2021/22 e decorrerá pelo menos entre 2021 e 2024.

Contudo, em termos de qualificação para esta nova competição existe pelo menos uma grande novidade, nenhuma equipa se qualifica diretamente para a mesma.

Primeiramente, o formato da nova Liga Conferência será em tudo semelhante ao da Liga Europa, com a qualificação a disputar-se em 3 pré-eliminatórias e um play-off, seguida de uma fase de grupos. A fase de grupos da competição terá um total de 8 grupos com 4 equipas.

Os 32 participantes da fase de grupos serão decididos da seguinte forma:

Caminho de Classificação – Equipas que se classificaram com base na sua classificação nos campeonatos nacionais. As equipas presentes neste caminho de qualificação terão de disputar as 3 pré-eliminatórias e o play-off.

Caminho dos Campeões – Equipas que não se qualificaram para a Liga Europa, as equipas presentes neste caminho iniciarão a sua participação apenas na 2ª pré-eliminatória.

Na fase de grupos da competição, os primeiros classificados apuram-se diretamente para os oitavos de final. Enquanto que os segundos classificados têm de disputar com os terceiros classificados da fase de grupos da Liga Europa os dezasseis-avos-de-final. Seguem-se os quartos de final, meias finais e Final em jogo único.

A UEFA Liga Conferência Europa terá um total de 141 jogos disputados. O vencedor da prova terá um lugar garantido na fase de grupos da UEFA Liga Europa do ano seguinte.

Em conclusão, em 2021/22, Portugal já sabe que terá duas entradas diretas na Liga dos Campeões, mais uma na terceira pré-eliminatória, uma na Liga Europa e duas nas pré-eliminatórias desta nova competição, a Liga Conferência Europa.