Portugal x Alemanha – em busca do apuramento!

Portugal e Alemanha jogam no próximo sábado, a partir das 17 horas, no estádio Allianz Arena, em Munique, em jogo da segunda jornada do Grupo F do Euro 2020.

Portugal só por duas vezes conseguiu a passagem à fase seguinte do Euro sem recorrer ao terceiro jogo, estes apuramentos foram em 2000 e 2008. Desta feita, a seleção nacional poderá estar a ponto de alcançar este feito pela terceira vez, para tal terá que vencer a Alemanha. Caso a vitória fuja à nossa seleção, até um empate poderá ser suficiente para garantir o apuramento, uma vez que Portugal ficaria com quatro pontos.

A última vitória contra os germânicos

Relembramos que foi também em 2000 que Portugal ganhou pela última vez à Alemanha. Uma célebre vitória por três bolas a zero, com um hatrick de Sérgio Conceição, na altura permitiu a Portugal fazer o pleno na fase de grupos. Contudo, desde essa vitória Portugal nunca mais conseguiu superar a congénere alemã. Desde então foram disputados quatro encontros sem qualquer vitória para a seleção das quinas. Duas derrotas pela margem mínima nos Euros de 2008 e 2012 e duas derrotas contundentes nos mundiais de 2006 e 2014.

Podemos dizer que muito mudou desde essa altura. Portugal é o campeão europeu em título e no momento atual a pressão está toda do lado alemão. A derrota no primeiro encontro do grupo contra a França põe a Alemanha no último lugar do grupo e em risco de não se apurar para a fase a eliminar do Euro 2020. Mas, historicamente os alemães levam vantagem no confronto direto com Portugal, 10 vitórias para apenas 3 derrotas e 5 empates nos dezoito encontros disputados até ao dia de hoje.

A mentalidade vencedora da Seleção Portuguesa

Do lado português um dos aspetos mais importantes é sem dúvida a mentalidade vencedora. Na atualidade, muitos dos nossos jogadores jogam em equipas de topo europeu e têm fome de vencer, exemplo disso é Bruno Fernandes.

Todos os jogos são difíceis no Europeu, independentemente do adversário. Temos visto algumas surpresas, todos os jogos são diferentes também. Sabemos do poder individual dos jogadores da Alemanha, mas o nosso foco é o coletivo. Sabemos o que temos a fazer. Apesar da vitória por 3-0 há sempre coisas a corrigir, temos de o fazer em todos os jogos. espero é uma seleção a tentar ganhar; o que espero de nós é também uma seleção a tentar ganhar. Depois no jogo… é difícil de prever porque um jogo tem muitos momentos, muitas decisões ao segundo. Queremos ganhar, controlar, ter bola, e marcar golos, claro. Sabemos o que esperar da Alemanha.

Bruno Fernandes, jogador da seleção nacional portuguesa e do Man Utd

Por último, só referir que o árbitro do encontro será Anthony Taylor, que vai ser auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn, sendo o quarto árbitro o sérvio Srdjan Jovanovic. O videoárbitro (VAR) nomeado é o inglês Stuart Attwell.

Em Placard.pt poderás apostar em todos os mercados do Portugal x Alemanha, em pré-jogo ou ao vivo.