Final de época, Campeões à vista

Com o final da temporada 2023/24 no futebol europeu a aproximar-se, as principais Ligas Europeias começam a decidir os seus campeões. Bundesliga e Serie A já viram Bayer Leverkusen e Inter conquistar os respetivos troféus, seguem-se a Liga Portuguesa, Premier League, La Liga e Ligue 1. NBA e Ténis também com muito para acompanhar.

Futebol e modalidades: O que já aconteceu e o que ainda está para acontecer

Liga Portuguesa

A Liga Portuguesa encontra-se a quatro jornadas do fim. O Sporting CP encontra-se isolado na liderança, com 7 pontos de diferença para o segundo classificado, SL Benfica, e a duas vitórias de se sagrar campeão. O SL Benfica, que começou a época com a conquista da Supertaça frente ao FC Porto, prepara-se agora para um fim de época sem troféus adicionais. Com as contas do campeonato cada vez mais difíceis e a eliminação de todas as competições em que se encontrava, a equipa de Roger Schmidt deixa os adeptos sem razões para festejar. O mesmo se pode dizer da época do FC Porto, que após uma sequência de resultados menos positivos vê-se na luta pelo terceiro lugar com o SC Braga e o Vitória SC.

No meio de incertezas, a 31ª jornada da Liga Portuguesa poderá ajudar a acabar com algumas dúvidas. Num fim-de-semana em que os quatro grandes se defrontam, as águias recebem o SC Braga no sábado, 27/04, e os leões deslocam-se ao Estádio do Dragão no domingo, 28/04, em dois jogos decisivos para as contas finais do campeonato. Dos vários cenários possíveis, o mais favorável para o primeiro classificado seria a derrota do SL Benfica no sábado e uma vitória sob os dragões no dia seguinte. Com este cenário a verificar-se, os leões seriam campeões na casa do FC Porto e os bracarenses subiriam para o terceiro lugar, sendo que atualmente se encontram com os mesmos pontos que o FC Porto.

📸 IMAGO – Sporting Clube de Portugal x Vitória Sport Clube

Premier League

No campeonato inglês a luta pelo primeiro lugar ficará, provavelmente, por decidir até à última jornada, mas os próximos jogos poderão ajudar a ter uma ideia mais clara do possível campeão. Arsenal, Liverpool e Man. City, são as três equipas que ocupam o pódio deste campeonato, pela respetiva ordem. Apesar de o Arsenal e o Liverpool se encontrarem à frente da equipa de Pep Guardiola, o Citizens têm um jogo a menos e poderão tirar vantagem do calendário complicado dos adversários para se isolarem no primeiro lugar.

Com uma semana preenchida com dérbis londrinos, o Arsenal derrotou na passada terça-feira, 23/04, um Chelsea desinspirado por cinco bolas a zero. Com pouco tempo para respirar, os Gunners irão permanecer em Londres para defrontar o Tottenham no dia 28/04, no que será o seu segundo dérbi londrino da semana. Já o Liverpool viajou até à casa do seu rival de longa data Everton, para mais um histórico Merseyside Derby que terminou com a derrota da equipa de Klopp, dificultando um pouco a vida dos reds na Premier League. No fim-de-semana a equipa de Anfield irá deslocar-se ao terreno do West-Ham, oitavo classificado na Liga e ainda na luta por uma vaga europeia.

O Man. City, após ter vencido o Brighton, irá agora deslocar-se ao terreno do Nottingham Forest, num jogo onde o desgaste pode acusar, tendo em conta que será o segundo jogo consecutivo fora de casa para os Citizens. No entanto a equipa de Pep Guardiola está agora bem posicionada para atacar a liderança da Liga.

📸 IMAGO – Manchester City

Bundesliga

Na Alemanha já há campeão. Com o Bayer Leverkusen a acabar com a hegemonia de 11 anos do Bayern Munich na Bundesliga e a sagrar-se campeão pela primeira vez na história do clube, a luta passa agora a ser pelas vagas europeias. 

Com seis equipas alemãs a poderem marcar presença em competições europeias, a luta por essas vagas continua renhida e os próximos jogos poderão definir quem marcará presença numa das três competições europeias. O Leipzig, que está em quarto lugar, recebe o Borussia Dortmund no sábado, 27/04, que se encontra apenas a dois pontos atrás da equipa da casa. Uma vitória para o Dortmund resultaria numa subida para o quarto lugar, posição que possibilita à equipa a ida para a Liga dos Campeões, ao invés da Liga Europa. Retirando o atual campeão da equação, são poucos os pontos que separam as restantes equipas que disputam as cinco vagas europeias que sobram, pelo que ainda há muito para decidir.

📸 IMAGO – Bayer Leverkusen

Série A

Foi na passada segunda-feira que o Inter Milão se sagrou campeão no eterno dérbi de Milão, sendo este o 20º Scudetto dos Nerazzurri.

Com mais um campeonato fechado, onde o Inter leva uma vantagem de 17 pontos em relação ao segundo classificado, AC Milan, resta especular acerca das equipas que vão assegurar um dos restantes seis lugares de acesso para uma das três competições europeias. Com a Juventus a receber o AC Milan no sábado, 27/04, La Vecchia Signora poderá aproveitar esta partida para encurtar a distância dos Rossoneri para apenas dois pontos, caso vençam o duelo. Quem estará a torcer pela equipa de Milão será o Bologna, que a apenas dois pontos da Juventus, poderá aproveitar um eventual deslize para subir ao terceiro lugar.

📸 IMAGO – Inter Milão

LaLiga

Com uma vitória importante no El Clásico do passado domingo, o Real Madrid alargou a sua vantagem perante o segundo classificado, Barcelona, para 11 pontos, estando cada vez mais perto da conquista do título de campeão. O Girona espreita o segundo lugar, com apenas três pontos a distanciar o terceiro classificado da equipa Blaugrana. Já o Atlético Madrid, que recebe o Athletic Bilbao no sábado, 27/04, pode ver a equipa visitante igualar os seus pontos caso vença, pondo assim em risco o quarto lugar que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bétis, que recebe o Sevilla no domingo dia 28/04, poderá aproveitar o dérbi sevilhano para igualar os 51 pontos do Real Sociedad e espreitar um lugar na Liga Europa. Para isto precisa que a Real Sociedad, que recebe o Real Madrid dois dias antes, perca o duelo frente aos Merengues.

📸 IMAGO – Real Madrid

Ligue 1

O campeonato francês encontra-se bem encaminhado para a equipa de Paris, naquela que provavelmente será a última época de Kylian Mbappe com a camisola do PSG. Com 11 pontos de diferença para o segundo classificado, as contas do título estão praticamente feitas para os parisienses.  

A diferença pontual entre as restantes equipas que estão em posição de se apurar para uma das três competições europeias é muito curta, o que faz com que seja imprevisível saber quem irá preencher as cinco vagas europeias que sobram.

Competições europeias

Após os atuais detentores do título de campeão da Liga dos Campeões, Man. City, terem visto o seu sonho de renovar o título destruído pela equipa que mais vezes levantou a taça nesta competição, o Real Madrid, estamos a apenas 4 jogos de saber quem serão as duas equipas a disputar a final desta competição. O jogo de abertura das meias-finais da Liga dos Campeões irá ser disputado entre o Bayern Munique e o Real Madrid no próximo dia 30/04, com o PSG a visitar o Borussia Dortmund no dia seguinte, 01/05. Na Liga Europa a 1ª mão das meias-finais irá ser disputada no dia 02/05: entre AS Roma e o ainda invencível Bayer Leverkusen, e entre Atalanta e Marseille. No mesmo dia terão também início as meias-finais da Liga Conferência, onde o Aston Villa receberá o Olympiakos e o Club Brugge viajará até Itália, para defrontar a Fiorentina.

📸 IMAGO – Real Madrid x Manchester City

Modalidades

Com as modalidades em Portugal a acompanhar os clássicos do futebol português deste fim-de-semana, o SL Benfica receberá o SC Braga em futsal para a Primeira Liga. Já o Sporting CP irá defrontar o FC Porto para o Campeonato de Andebol.

Nos EUA os oitavos de final dos playoffs de NBA, que tiveram início no dia 20 de abril, continuam promissores, mantendo-se a incógnita de quem serão as oito equipas a passar à fase seguinte.

No ténis destaca-se o começo do Mutua Open Madrid 2024 em terra batida, bem como a ausência do tenista nº1 do Ranking Mundial, Novak Djokovic, da competição. Porém o veterano Rafael Nadal, ainda a recuperar de lesão, irá competir nesta edição do Open Madrid.

📸 IMAGO – Rafael Nadal