Semana europeia com uma possível nova fornada de campeões

O fim da temporada 2023/2024 é iminente e continuam a fazer-se contas nas principais Ligas Europeias de futebol, numa semana marcada pelo início das meias-finais das competições europeias. Com Itália, Alemanha e mais recentemente França a saberem quem são os seus campeões, já não falta muito para as restantes ligas acompanharem a tendência. Na NBA já existem equipas apuradas para os quartos de final dos playoffs, e no Mutua Madrid Open a final é jogada já no próximo domingo.

Liga Portuguesa

Com três jornadas por disputar, a 31ª jornada da Liga Portuguesa foi uma montanha-russa de emoções, num fim-de-semana que começou com o duelo entre o SL Benfica e o SC Braga e terminou com um embate entre o FC Porto e o Sporting CP. A equipa leonina sonhava com a conquista do campeonato português no passado fim-de-semana e para isso bastava uma vitória do SC Braga sob o SL Benfica e posteriormente uma vitória dos verdes e brancos sob o FC Porto. Num jogo com início complicado para as águias, que foram para o intervalo em desvantagem, os três pontos acabaram por ficar em casa, tendo os encarnados vencido por 3-1. Impossibilitados de festejar o título após a vitória da equipa de Roger Schimdt, restava à equipa de Rúben Amorim vencer no Dragão, ficando assim a depender apenas de si para se sagrar campeão na jornada seguinte. Porém, os planos da equipa de Sérgio Conceição eram outros e apesar duma vantagem de dois golos por parte dos dragões, Gyokeres deu a volta ao marcador na segunda parte, num encontro que permaneceu 2-2 até ao apito final. Após o desenrolar de acontecimentos da 31ª jornada, o SL Benfica encurta a distância para o primeiro classificado para cinco pontos. Apesar do empate o Sporting CP, que defronta o Portimonense no próximo sábado, ainda se pode sagrar campeão na próxima jornada, caso derrote os algarvios e o SL Benfica não vença na sua viagem a Famalicão no dia seguinte. A luta pelo terceiro lugar continua aguerrida, com poucos pontos a separar o FC Porto do SC Braga e do Vitória SC.

📸 IMAGO – FC Porto x Sporting CP

Premier League

Enquanto Jürgen Klop e a sua equipa tentam esquecer a semana que passou, a tabela da Premier League sofreu mudanças que podem ser determinantes para as equipas que ainda lutam pelo primeiro lugar. Os Reds perderam pontos importantes para as contas do campeonato em dois jogos desinspirados, somando uma derrota e um empate. Já o Arsenal saiu vitorioso de mais um dérbi londrino ao derrotar o Tottenham. O Man. City levou os três pontos para casa ao vencer o Nottingham Forest. O primeiro lugar continua assim ocupado pelos Gunners de Mikel Arteta, que têm uma vantagem de um ponto sob os Citizens de Pep Guardiola. O Liverpool desce para o terceiro lugar, estando a cinco pontos do Arsenal e a quatro do Man. City, que tem menos um jogo disputado que ambas as equipas.

O Tottenham viaja até Anfield no próximo domingo para mais um jogo desafiante para a equipa da casa. Com o Liverpool a necessitar desesperadamente dos três pontos, os Spurs poderão aproveitar a má forma dos Reds para conquistar os três pontos, ficando mais perto de alcançar um lugar de acesso à Liga dos Campeões. O Arsenal, que se encontra em boa forma, jogará no sábado, frente ao Bournemouth. Já o Chelsea pode aproveitar o jogo frente ao West Ham no domingo para se aproximar dos Hammers na tabela. O Man. City, que defronta o Wolverhampton no sábado, pode passar dificuldades em casa, sendo que o último confronto frente aos Wolves resultou na vitória dos mesmos por 2-1.

📸 IMAGO – Liverpool

Série A

Após um empate a zeros no duelo entre a Juventus e o AC Milan, o Bologna, que poderia ter beneficiado do deslize da Vecchia Signora e subido para o terceiro lugar da Série A caso conquistasse três pontos, falhou em fazê-lo. Mantem-se assim a diferença de dois pontos entre as duas equipas sendo que o Bologna, que viajará até Torino na sexta-feira, 03/05, espera um novo deslize do terceiro classificado que viaja para Roma no domingo, para defrontar a equipa de Daniele De Rossi. A Atalanta, que enfrenta a já rebaixada Salernitana, poderá subir ao quinto lugar, posição de apuramento para a Liga dos Campeões. Para isso basta vencer a equipa que passará a integrar a Série B e esperar que o AS Roma perca pontos frente à Juventus.

📸 IMAGO – Juventus x AC Milan

Bundesliga

Com a equipa de Xabi Alonso a manter a invencibilidade desta época intacta na Bundesliga, com mais um golo nos descontos, Leipzig aproveitou a vantagem caseira para ganhar ao Borussia Dortmund e dilatar a sua vantagem perante os visitantes para cinco pontos, ficando cada vez mais perto de assegurar uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. No próximo fim-de-semana o Freiburg, que vai a casa do Koln no sábado, poderá encurtar a distância para o sexto lugar que dá acesso à Liga Conferência. Esse lugar é ocupado pelo Frankfurt, que espera um jogo difícil frente aos campeões Bayer Leverkusen no domingo. O Bayern Munique viajará até Stuttgart no sábado, no que será uma disputa pela vice-liderança do campeonato.

📸 IMAGO – Bayer Leverkusen

LaLiga

Após o golo de Arda Güler ter selado a vitória do Real Madrid sob o Real Sociedad, o Barcelona venceu o Valencia num duelo que terminou com o 4-2 para a equipa da casa, adiando a conquista do campeonato para a equipa de Ancelotti. Os catalães terão agora um desafio difícil no próximo sábado, em casa do Girona. A equipa da casa ocupa o terceiro lugar da LaLiga e pode subir para a segunda posição da tabela caso conquiste os três pontos. Com este cenário a verificar-se e supondo que o Real Madrid vence o seu encontro nesse mesmo dia, frente ao Cadiz, os Merengues poderão festejar o título de campeão já no próximo fim-de-semana.

📸 IMAGO – Real Madrid

Ligue 1

França já conhece o seu campeão, com o PSG a sagrar-se tricampeão no passado fim-de-semana. Num jogo onde a vitória dava o título aos parisienses, a equipa de Le Havre tinha outros planos. Foi o golo do português Gonçalo Ramos, já nos descontos, que deu o empate à equipa de Luis Enrique, num encontro que terminou com três golos para cada lado. O cabeceamento do internacional português viria a ser o golo da conquista do 12º campeonato do clube francês, após o Lyon derrotar o Monaco, segundo classificado da Ligue 1. Lyon viajará até Lille na próxima segunda-feira, num encontro onde a equipa da casa procurará os três pontos numa tentativa de roubar o terceiro lugar ao Brest, que recebe a equipa de Nantes no sábado.  

📸 IMAGO – Gonçalo Ramos, PSG

Competições Europeias

As primeiras rondas de meias-finais das três competições europeias já foram jogadas, e muitos dos finalistas ficarão por decidir na próxima semana. Na Liga dos Campeões o Bayern Munique empatou por duas bolas com o Real Madrid. Já em Dortmund a equipa da casa conseguiu a vitória pela margem mínima de 1-0 frente ao PSG. Na Liga Europa o Bayer Leverkusen conseguiu uma vitória importante no terreno do AS Roma, marcando dois golos sem qualquer resposta adversária. Já o encontro entre Marseille e Atalanta terminou empatado, tendo cada equipa marcado um golo. Em Inglaterra o Aston Villa sofreu uma derrota desanimadora na Liga Conferência frente ao Olympiakos, num encontro que terminou 2-4. Em contraste, os italianos de Fiorentina aproveitaram a vantagem caseira para derrotar o Club Brugge por 3-2.

📸 IMAGO – Borussia Dortmund-PSG

Modalidades

Na NBA já são seis as equipas apuradas para os quartos de final dos playoffs: Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunders, Boston Celtics, New York Knicks e Indiana Pacers, existindo apenas mais duas vagas por preencher.

Em Espanha, no Mutua Open Madrid, a final é jogada no próximo domingo, num torneio onde Rafael Nadal foi eliminado nos oitavos de final.

Destaque ainda para o Sporting CP e o SL Benfica, que disputam as meias-finais da Liga dos Campeões de Futsal no dia 03/05 frente ao Barcelona e Palma Futsal, respetivamente. Em andebol o SL Benfica e o FC Porto medirão forças no sábado, num encontro a contar para o Campeonato de Andebol.

📸 IMAGO – Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)