FIFA Campeonato do Mundo e a Covid-19

Dentro de duas semanas, tem início a fase de qualificação para o FIFA Campeonato do Mundo de 2022. Esta será a primeira paragem para compromissos das seleções em 2021.

A nossa Seleção tem três encontros agendados para esta paragem. Todos referentes a esta fase de grupos da qualificação para o FIFA Campeonato do Mundo de 2022 que agora se inicia.

Contudo, e devido ao período conturbado em que vivemos, estes jogos e as respetivas deslocações dos jogadores internacionais, têm causado alguma apreensão. Em algumas das principais Ligas onde atuam jogadores portugueses já se fizeram ouvir algumas vozes contra. Na Premier League, as equipas onde atuam jogadores lusos têm demonstrado de forma veemente a sua opinião contrária a que estes atletas se desloquem para representar a Seleção das Quinas.

Portugal está na Lista Vermelha das restrições do governo britânico para viagens e caso estes jogadores se desloquem teriam de cumprir um período de quarentena. O governo inglês obriga ao cumprimento de um isolamento de dez dias. O cenário de uma eventual indisponibilidade dos atletas num período tão alargado não está a cair bem aos treinadores de algumas equipas de top do futebol inglês. Entre estes técnicos estão Ole Gunnar Solksjaer e Jurgen Klopp, treinadores do Manchester United e Liverpool respetivamente.

O que pensam os treinadores de Manchester United e Liverpool.

Penso que toda a gente concordará que não podemos deixar que os jogadores vão jogar pelas seleções e, ao voltar, cumpram dez dias de isolamento num hotel. Não podemos permitir isso.

Jurgen Klopp, Treinador do Liverpool FC

Ainda não nos sentámos para tomar uma decisão sobre isso, mas não faz sentido perder o jogador para dez dias de isolamento quando somos nós que pagamos os ordenados. Pelo que percebi, é possível impedirmos que o jogador vá. A FIFA deu essa possibilidade, por isso será difícil deixar jogar em países da lista vermelha. Quero o Bruno disponível para o jogo com o Brighton, esperamos continuar na Liga Europa e ter outro jogo a seguir, e depois o Tottenham

Ole Gunnar Solksjaer, Treinador do Manchester United

Para já a Federação Portuguesa de Futebol anunciou que o primeiro jogo de Portugal será disputado em Turim. Lembramos que estava inicialmente agendado para Lisboa, no estádio de Alvalade. A alteração do local do encontro poderá solucionar todas estas preocupações, ainda assim não é um assunto encerrado. A situação pandémica mundial está sempre em evolução, portanto será de esperar que também aqui haja desenvolvimentos mais perto da data do primeiro jogo.

Estas contrariedades já tinham acontecido anteriormente, mas numa competição da UEFA. Em resultado destas limitações algumas equipas europeias, entre as quais o SL Benfica, tiveram que jogar os seus jogos dos 16 avos longe dos seus estádios.

Independentemente de todas estas vicissitudes, poderás assistir e apostar em todos os mercados dos jogos da nossa Seleção, em pré-jogo ou ao vivo em Placard.pt.