FC Porto x SL Benfica – o Clássico número 246

Sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2021 teremos mais um Clássico FC Porto x SL Benfica, desta feita a contar para o campeonato nacional de futebol.

Estas duas equipas já se defrontaram durante o decorrer da presente temporada, nessa ocasião em partida a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira. Nesta partida, o FC Porto superiorizou-se ao SL Benfica e conquistou a sua 22ª Supertaça ao bater os encarnados por 2-0.

Um FC Porto x SL Benfica é muito mais que um jogo de futebol, normalmente as estatísticas são muito pouco relevantes e não passam de isso mesmo, meros números. Em jogos deste calibre o favoritismo é dividido 50-50. Contudo e como estes jogos representam apenas uma fatia do bolo total, há sempre uma equipa que chega a estes jogos com alguma superioridade teórica sobre a outra.

Favoritismo…

Podemos dizer que, neste momento, a equipa que está ligeiramente por cima é o FC Porto. O FC Porto alcançou o SL Benfica na classificação da Liga NOS após os encarnados não terem ido além de um empate na deslocação aos Açores em partida referente à 12ª jornada. Entretanto, nos últimos cinco encontros a contar para todas as competições, os azuis e brancos venceram quatro e perderam apenas uma vez. Entre estas vitórias incluem-se a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça.

Como mencionado em cima, um Clássico é muito mais que um jogo de futebol. É um confronto de massas adeptas, é uma rivalidade Norte-Sul e é também um confronto de treinadores. Este ano marcado pela pandemia não foi possível ter adeptos nos estádios. Como consequência o futebol ficou mais pobre por isso, mas os treinadores nunca deixam ficar mal. Sexta-feira espera-se mais um grande confronto de ideias e táticas entre dois grandes treinadores, um Conceição x Jesus dentro do próprio Clássico. Entre os treinadores Jorge Jesus leva a melhor sobre Sérgio Conceição, apesar da derrota na Supertaça.

Finalmente temos ainda de referir que ambas as equipas jogam ontem para a Taça de Portugal, O FC Porto foi até à Madeira para defrontar o Nacional, enquanto que o SL Benfica foi à Reboleira defrontar o CF Estrela. Por último, de destacar que, quer os azuis e brancos que os encarnados se qualificaram para os quartos de final da Taça de Portugal.

Em Placard.pt poderá apostar em todos os mercados, em pré-jogo e ao vivo, dos jogos das competições nacionais.