#EUSportIntegrityDay – Dia da Integridade no Desporto

Placard.pt alia-se à campanha EUSportIntegrityDay promovida pela EUAthlets, que reúne associações desportivas europeias, mostrando o seu compromisso em lutar contra a manipulação de resultados e em garantir a integridade no desporto.

A integridade do desporto abrange várias realidades, do dopping à manipulação de resultados de eventos desportivos, das condições de segurança, incluindo a violência no desporto ou corrupção e a concorrência desleal.

Concluindo, este ano a campanha (EUSportIntegrityDay) é dedicada à manipulação de resultados, o chamado Match-fixing. Envolvendo atividades criminosas, a campanha pretende demonstrar que o Match-fixing pode colocar atletas em perigo. Assim sendo, caso a manipulação de resultados não seja combatida pode destruir o desporto, desacreditado pela corrupção.

“A manipulação de resultados é hoje em dia, talvez a principal ameaça ao desporto enquanto evento social. Se a integridade for comprometida e o resultado de um evento desportivo deixar de ser imprevisível, todos perderemos o interesse. Quem vai assistir a um jogo que sabe como irá terminar?” Cecilie Cardona, Responsible Gambling Manager