Taça de Portugal, uma final inédita

A final da Taça de Portugal 2021 entre o SC Braga e o SL Benfica será disputada no Estádio Cidade de Coimbra, o jogo está marcado para as 20:30 de dia 23 de maio.

Será a segunda vez consecutiva que a final da Taça se disputa em Coimbra. Na final do ano passado o FC Porto levou a melhor sobre o SL Benfica, os encarnados saíram derrotados por 2-1.

O atual campeão da Taça de Portugal não poderá defender o título, uma vez que no percurso para a final foi eliminado pelo SC Braga, o SL Benfica eliminou o Estoril para alcançar o jogo decisivo.

Os dados estatísticos deste frente-a-frente

A Taça de Portugal disputa-se com o presente formato e denominação desde a época 1938-39. Em todos estes anos, estas duas equipas nunca se tinham defrontado na final da competição. Apesar de ainda não se terem defrontado na partida decisiva, tal não quer dizer que o SC Braga nunca tenha vencido a competição. Pelo contrário, nesta edição, os arsenalistas procuram a sua terceira conquista, depois das vitórias em 1966 e 2016. As águias, por sua vez, procuram a 27ª vitória na competição. A última conquista remonta ao ano de 2017, ano em que derrotaram o Vitória SC na final.

Entretanto, no que respeita ao confronto direto, em 149 encontros a contar para todas as competições, o SL Benfica leva clara vantagem sobre o SC Braga. Contudo, se olharmos apenas para a Taça de Portugal as contas estão muito equilibradas. Nos 4 jogos disputados entre ambas as equipas temos 1 vitória para cada uma e dois empates. Entretanto, e se analisarmos apenas os últimos 5 encontros, o SC Braga leva vantagem sobre o SL Benfica, venceu 3 e perdeu duas partidas.

Logicamente ilógico

O que podemos concluir? Muito pouco ou mesmo nada, somente podemos aplicar a lógica do futebol. É uma final e as finais são para ganhar e no que respeita ao favoritismo, é 50-50. É o momento que decide o desfecho deste tipo de encontros.

Por último, também é digno de nota que o jogo decisivo do Campeonato de Portugal, assim como a final da Taça de Portugal feminina também se realizarão no Estádio Cidade de Coimbra, nos dias 6 e 12 de junho respetivamente.

Em Placard.pt poderás apostar em todos os mercados da Final da Taça de Portugal, em pré-jogo ou ao vivo.