Bobby Robson, um cavalheiro britânico

Um desafios do nosso passatempo, na Liga do Sofá, consiste em relacionar uma citação à personalidade que a disse. A resposta era Bobby Robson. Segue-se um pequeno perfil deste grande jogador/treinador.

Visto como um exemplo de cavalheirismo e de desportivismo para todos os britânicos, Sir Robert William Robson teve uma carreira admirável no mundo do futebol, como jogador e treinador.

Bobby Robson, o jogador

Jogou como avançado entre 1951 e 1968, fazendo 668 jogos e 146 golos. Mas desses 17 anos, 7 foram passados no West Bromwich, onde jogou 257 vezes e marcou por 61. Os outros dez anos da sua carreira foram repartidos em duas passagens pelo Fulham, onde marcou 80 golos em 388 jogos. Durante a sua carreira, acumulou 21 jogos pela seleção inglesa, pela qual marcou 4 vezes.
Terminou a sua carreira no Vancouver Royals do Canadá em 1968, onde não chegou a fazer nenhum jogo.

No mesmo ano voltou ao Fulham como treinador, onde comandou a equipa por 21 ocasiões, conquistando apenas 4 vitórias.

Bobby Robson, o treinador

É em 69 que Sir Bobby começa a construir a aclamada carreira como treinador. Nos doze anos que por lá ficou, levou o Ipswich ao 4º lugar da Premier League e conquistou uma FA Cup, frente ao Arsenal. Daí, segue para a seleção inglesa.

Esteve à frente de Inglaterra durante quase nove anos, com vários episódios que realçam a sua honra e o seu desportivismo. Sir Bobby pediu a demissão por uma derrota em 28 jogos: a derrota que colocou Inglaterra fora do Euro 84. Contudo, a FA não aceitou.

A “Mão de Deus”!

Mais tarde, Bobby é afastado do Mundial 86 pela Mão de Deus e o Golo do Século. “Não foi a Mão de Deus, foi a mão de um patife. Maradona perdeu o meu respeito”, assim falou Sir Bobby, nada impressionado com Diego.

Ainda liderou a seleção no mundial de Itália, onde se envergonhou com o hooliganismo inglês, dizendo que “odiava” os hooligans e não acreditava que vinham do mesmo país. Bobby Robson alcançou o quarto lugar com a seleção inglesa.

Entre 1990 e 2005 – quando acabou a carreira – Bobby passou pelo PSV, pelo Barcelona e pelo Newcastle. E, entre 93 e 96, Bobby estevem em Portugal.

Passagem por Portugal

Começou no Sporting, mas foi despedido por Sousa Cintra quando liderava o campeonato, no voo de regresso a Portugal, depois de uma derrota europeia surpreendente em Colónia.

Entretanto, Pinto da Costa convida-o a assumir o cargo de treinador do Porto. No mesmo ano, rouba o título e a Taça de Portugal ao Sporting, numa “vingança” a um golpe que adjetivou como rude do presidente leonino. No ano seguinte, revalidou o título de campeão pelo Porto e foi contratado pelo Barcelona.

Bobby Robson faleceu em 2009, às mãos de um quinto (!) cancro, desta vez no pulmão, depois de ter lutado e vencido quatro melanomas e tumores em 15 anos.

Fica atento às nossas comunicações, sobretudo no Instagram e Facebook, pois vamos ter novos passatempos onde poderás ganhar mais prémios. Entretanto, caso queiras saber um pouco mais sobre a Liga do Sofá e os prémios que estamos a oferecer, vai ao nosso site dedicado a este passatempo. Clica aqui.