Jaime Pacheco – Jogador e Treinador

Um desafios do nosso passatempo, na Liga do Sofá, consiste em relacionar uma citação à personalidade que a disse. A resposta era Jaime Pacheco. Segue-se um pequeno perfil deste grande jogador/treinador.

Com 61 anos, Jaime Pacheco fez história no futebol português, tanto enquanto jogador como enquanto treinador.

Trajeto profissional de Jaime Pacheco

Como jogador, Jaime começou na longínqua época de 74/75, como júnior do Rebordosa, a jogar a médio defensivo/médio centro. Contudo, no ano seguinte seguiu para os Aliados de Lordelo, onde ficou até 79, quando o FC Porto o contratou. Entretanto, na Invicta, ficou até 83/84, completando 125 jogos e marcando por 13 vezes. Mas no ano seguinte, trocou o Porto pelo Sporting onde, em duas épocas, fez 58 jogos e 4 golos.

A sua aventura por Lisboa terminou por chamamento do seu amor antigo, o Porto. De regresso ao Norte, Jaime fez mais três épocas em grande destaque pelo FC Porto, com 78 jogos e 7 golos. Nesse regresso ao Porto, num ano mágico, Jaime conquistou Taça de Portugal, a Liga Portuguesa, a Supertaça Cândido de Oliveira, a Liga dos Campeões, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

Saiu do Porto em 89, ficando no ativo como jogador até 95, com passagens por Setúbal, Paços de Ferreira, Braga e Rio Ave – onde terminou a carreira, chegando a jogar como treinador-jogador.

De jogador a treinador – o início

Apenas como treinador, tudo começa a sério no União de Lamas, onde fica apenas 7 jogos, até ir para o Guimarães. Daí, foi sempre a subir e em 97/98 chega ao Boavista. O seu auge na Liga Portuguesa foi o ano de 2000/2001, ano em que o Boavisa se sagrou campeão.

O seu currículum conta ainda com passagens pelo Maiorca, Belenenses, Al-Shabab, Beijing Guoan, Zamalek SC e Tianjin Teda, depois de regressos a Boavista e Guimarães. Ainda conquistou o campeonato egípcio e a King Cup of Champions da Arábia Saudita. Reformou-se em 2017.

Fica atento às nossas comunicações, sobretudo no Instagram e Facebook, pois vamos ter novos passatempos onde poderás ganhar mais prémios. Entretanto, caso queiras saber um pouco mais sobre a Liga do Sofá e os prémios que estamos a oferecer, vai ao nosso site dedicado a este passatempo. Clica aqui.