Fim da época 2023/2024: o balanço das principais Ligas Europeias

Chegou ao fim, com exceção da LaLiga e da Série A, a época 2023/2024 nas principais Ligas Europeias. Com algumas surpresas, resta apenas fazer um balanço final das contas dos campeonatos. Desde recordes históricos a resultados inesperados, aconteceu de tudo um pouco ao longo desta época desportiva.

Liga Portuguesa

Em Portugal o campeão foi apurado na 32ª jornada, com o Sporting CP a disputar as duas últimas jornadas da Liga Portuguesa na condição de campeão. Após terem terminado a Liga Portuguesa 22/23 na quarta posição, os leões fizeram uma época invejável, somando 90 pontos na edição 23/24 da Liga. Destaca-se, para além do trabalho de Rúben Amorim, o sueco Viktor Gyökeres que foi uma das figuras principais na conquista deste campeonato, tendo arrecadado uns impressionantes 29 golos na sua primeira época na Liga. Já o SL Benfica, que terminou o campeonato em 2º lugar, falha em conquistar qualquer título na época que terminou. O último jogo da equipa da Luz frente ao Rio Ave, que acabou com um empate, é reflexo do percurso atribulado e desinspirado da equipa de Roger Schimdt na Liga. O FC Porto partilhou a desinspiração do seu rival lisboeta e terminou a época na terceira posição da tabela. Com um percurso instável em casa, um dos momentos da época dos dragões foi a vitória sobre o SL Benfica por 5-0. Com o SC Braga a ocupar o 4º lugar, o destaque vai para o classificado seguinte, Vitória SC, que ultrapassou o seu melhor registo pontual no campeonato, com 63 pontos.

O Sporting CP garantiu presença na Liga dos Campeões, enquanto o SL Benfica se apurou para a fase de qualificação da mesma competição. Apesar do segundo lugar não dar acesso direto à competição europeia, a equipa de Roger Schmidt ainda pode ter entrada direta na competição, após a Atalanta vencer a Liga Europa. Para isso, a equipa italiana terá de vencer um dos seus dois encontros restantes na Série A. O FC Porto conseguiu entrada direta para a Liga Europa, enquanto o SC Braga terá de jogar a fase de qualificação da competição. O Vitória SC apurou-se para a fase de qualificação da Liga Conferência.  

Após o Boavista FC escapar ao risco de despromoção, ao marcar um golo de penálti ao cair do pano, é o Portimonense SC que disputa os playoffs de promoção/despromoção, frente ao 3º classificado da Liga Portuguesa 2, AVS Futebol SAD. O FC Vizela e o GD Chaves têm a sua descida confirmada, sendo que o Santa Clara e o Nacional irão preencher as vagas destas equipas na próxima edição da Liga Portugal.

Sporting CP a celebrar a conquista do campeonato nacional

LaLiga

Apesar de faltar uma jornada para o fecho da LaLiga, as contas mais importantes do campeonato estão feitas. Com o Real Madrid campeão, as vagas europeias preenchidas e as descidas de divisão confirmadas, a última jornada ditará os vencedores do Prémio Pichichi, que premeia o melhor goleador da liga, bem como o Prémio Zamora, dado ao guarda-redes com menos golos sofridos no campeonato. A marcarem presença na próxima edição da Liga dos Campeões estarão o Real Madrid, o Barcelona, o Girona e o Atl.Madrid. O Ath. Bilbao e o Real Sociedad marcarão presença na Liga Europa, enquanto o Betis jogará a fase de qualificação para a Liga Conferência.

Cadiz, Granada e Almería são as equipas que sofreram despromoção para a LaLiga 2, sendo que o Leganes e o Valladolid já têm a subida para o primeiro escalão do futebol espanhol garantida.

É de destacar o trabalho dos campeões Real Madrid que podem terminar o campeonato com um incrível somatório de 97 pontos. Já o Girona foi a surpresa do campeonato sendo que, com a conquista do terceiro lugar, a equipa catalã apurou-se pela primeira vez para a Liga dos Campeões.

Real Madrid a celebrar a conquista do campeonato nacional

Premier League

Em Inglaterra, os suspeitos do costume celebraram a conquista de mais um campeonato. Ao alcançar um marco nunca antes alcançado na história da Premier League com a conquista do Tetracampeonato, o Man. City levantou mais uma vez o caneco de campeão nacional. Porém, não foi uma luta fácil tendo em conta que os Citizens tiveram de esperar até à última jornada para celebrar o título, sendo que o Arsenal, que ficou a apenas dois pontos da conquista, aplicou pressão durante toda a temporada sobre a equipa de Pep Guardiola. O Liverpool também sonhou com a conquista da Premier League até às últimas jornadas do campeonato, não fosse uma má sequência de resultados a destruir tal sonho, sendo que Klopp se despede de Anfield sem qualquer título esta época. Destacou-se ainda o trabalho de Unai Emery, que conduziu o Aston Villa a uma vaga na Liga dos Campeões, algo que não acontecia desde 1983.

A marcarem presença na próxima edição da Liga dos Campeões estarão as seguintes equipas: Man.City, Arsenal, Liverpool e Aston Villa. A vaga da Liga Europa foi preenchida pelo Tottenham, seguido do Chelsea que jogará a fase de qualificação da Liga Conferência.

Luton, Burnley e Sheffield Utd são as equipas que falharam a manutenção na Premier League, com o Leicester e o Ipswich a terem a subida até à 1ª divisão do futebol inglês garantida.

Man. City a celebrar a conquista do campeonato nacional

Bundesliga

Após uma época histórica do Bayer Leverkusen, que para além de conquistar a Bundesliga pela primeira vez na história do clube, fê-lo sem nunca perder um jogo, a equipa de Xabi Alonso entra na história da liga alemã após ser a primeira equipa a alcançar tal recorde. Quem também fez uma campanha impressionante foi o Estugarda que termina o campeonato na segunda posição e volta à Liga dos Campeões 14 anos depois. Bayer Leverkusen, Estugarda, Bayern Munique, Leipzig e Borussia Dortmund são as equipas alemãs a marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões. O Frankfurt garantiu vaga na Liga Europa, enquanto o Hoffenheim irá jogar a fase de qualificação da Liga Conferência.

FC Koln e Darmstadt têm a despromoção confirmada, enquanto o Bochum disputa o playoff de subida/descida frente à equipa da 2ª divisão Dusseldorf. St Pauli e Kiel são as equipas da Bundesliga 2 confirmadas na próxima época do principal escalão de futebol alemão.

Xabi Alonso com a taça de campeão nacional

Série A

Inter de Milão sagrou-se campeão da Série A na 33ª jornada da liga italiana. Com uma campanha para recordar, onde a vantagem de 19 pontos perante o segundo classificado é o reflexo da dominância da equipa de Milão perante os adversários, o grande choque do campeonato foi o Napoli, que após ser campeão na época passada termina esta edição da Série A como 10º classificado.

As vagas europeias com acesso para a Liga dos Campeões foram preenchidas pelo Inter de Milão, AC Milan, Bologna, Juventus e Atalanta. A equipa de Bologna já não marcava presença nesta competição há 41 anos. Na Liga Europa, o AS Roma e a Lazio estarão a representar Itália, e na Liga Conferência será a Fiorientina a jogar a fase de qualificação.

Empoli, Sassuolo e Salernitana são as equipas que falharam em manter-se no 1º escalão do futebol italiano, com o Parma e o Como a serem dois dos três substitutos destas equipas na Série A.

Inter de Milão a celebrar a conquista do campeonato nacional

Ligue 1

Após a conquista do Tricampeonato por parte do PSG, a equipa parisiense despede-se de um dos jogadores mais influentes da história do clube, Kylian Mbappé, que irá rumar muito provavelmente para o Real Madrid. Apesar de uma época inconstante por parte do PSG, que somou 10 empates no campeonato, a equipa treinada por Luis Henrique fez o suficiente para levantar mais uma vez o troféu de campeão. PSG, Mónaco, Brest e Lille são as equipas qualificadas para a próxima edição da Liga dos Campeões, apesar da equipa de Lille ter falhado o acesso direto à competição. Brest marca assim presença na Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube. Já o Nice e o Lyon qualificaram-se para a Liga Europa, seguidos pelo Lens, que marcará presença na fase de qualificação da Liga Conferência. A grande surpresa foi o Marseille, que falhou em qualificar-se para qualquer competição europeia.

Lorient e Clermont são as duas equipas com a despromoção confirmada, sendo que o Metz irá disputar os playoffs de subida/descida frente ao St. Etienne ou o Rodez. Auxerre e Angers são as equipas com subida confirmada para a 1ª divisão do futebol francês.

PSG a celebrar a conquista do campeonato nacional

Competições europeias

Nas competições europeias, a Atalanta surpreendeu tudo e todos ao derrotar, na final da Liga Europa, o até então invencível Bayer Leverkusen. A equipa italiana conquistou o seu primeiro troféu europeu, no que foi uma performance exuberante por parte de Lookman, que marcou um hat trick e selou a vitória dos italianos por 3-0. A próxima final europeia a ser disputada é a contar para a Liga Conferência, no dia 29/05, num embate entre o Olympiakos e a Fiorentina. A antecipada final da Liga dos Campeões será jogada no dia 01/06, num duelo entre o Borussia Dortmund e o Real Madrid.

Atalanta a celebrar a conquista da Liga Europa