Europeu 2024: um hino ao futebol
É já esta sexta-feira que a espera termina e se inicia o Europeu 2024. Com duelos entusiasmantes, tudo pode acontecer num dos torneios internacionais de futebol mais antecipados deste verão.
Euro 2024
A Seleção Portuguesa disputou, na passada terça-feira, o seu último jogo de preparação para o Europeu 2024 frente à Irlanda, num encontro que terminou com uma vitória portuguesa por 3-0. A pressão estava do lado de Portugal, que procurava uma vitória convincente no seu último teste antes do início do Euro’24. Com João Félix a abrir o marcador ao minuto 18, foi Cristiano Ronaldo quem se destacou na segunda parte do duelo amigável, tendo feito balançar as redes adversárias por duas vezes. O internacional português chegou à marca histórica de 130 golos com a camisola da Seleção.
É de recordar que no primeiro jogo de preparação, a seleção comandada por Roberto Martínez derrotou a seleção da Finlândia por 4-2. Numa partida que aparentava estar controlada, com uma vantagem de três golos para a seleção portuguesa, foi a entrada de Pukki na segunda metade do jogo que mexeu com o encontro após dois golos repentinos do avançado finlandês.
O segundo jogo, frente à Croácia, terminou de forma infeliz para Portugal com uma derrota por 1-2. No que muitos consideram ter sido o primeiro teste de Roberto Martínez contra uma seleção “difícil”, os jogadores lusitanos não foram capazes de encontrar uma resposta para o futebol pressionante e bem organizado dos croatas.
Portugal posiciona-se como um dos favoritos a vencer o Campeonato Europeu, ao lado de seleções tais como França, Alemanha, Inglaterra, Espanha ou a atual campeã Itália. Com o seu primeiro jogo a ser disputado no dia 18 de junho frente à República Checa, a Seleção das Quinas terá como restantes adversários na Fase de Grupos do torneio a seleção da Geórgia e da Turquia.
O jogo de abertura do campeonato europeu será disputado no dia 14 de junho, num duelo entre a anfitriã Alemanha e a Escócia, marcado para as 20h00.
Basquetebol
Nos Estados Unidos os Boston Celtics, de Neemias Queta, encontram-se apenas a uma vitória de conquistar o título de campeões da NBA, após vencerem os três primeiros encontros frente aos Dallas Mavericks de Luka Doncic e Kyrie Irving. Apesar de não conseguirem vencer o seu primeiro jogo em casa, os Dallas Mavericks ainda poderão tirar proveito da vantagem caseira no dia 15 de junho, num duelo onde a derrota dos Mavs é sinónimo da conquista do título de campeão da NBA para os Boston Celtics.
Em Portugal já se conhece o campeão da Liga Portuguesa de Basquetebol, com o SL Benfica a precisar de apenas três jogos para conquistar o tricampeonato, frente ao FC Porto.
Futsal
Na Liga Portuguesa de Futsal, o Sporting CP está a apenas uma vitória de se sagrar tetracampeão. Após vencerem os dois primeiros encontros frente ao SC Braga, por 8-4 e 0-2, os leões podem levantar a taça de campeão já no próximo sábado, dia 15, num duelo com pontapé de saída marcado para as 20h30 no Pavilhão João Rocha.
Ténis
Carlos Alacaraz conquistou, no passado domingo, o torneio de Roland Garros. O tenista de 21 anos, que derrotou o alemão Alexander Zverev, venceu o terceiro torneio Grand Slam da sua carreira. O prodígio espanhol tornou-se o tenista mais jovem de sempre a conquistar um título em três superfícies diferentes (terra batida, piso rápido e relva). Alcaraz irá formar dupla com o veterano Rafael Nadal nos Jogos Olímpicos de Paris.
Fórmula 1
Foi no Grande Prémio do Canadá que Max Verstappen voltou a encontrar o caminho para as vitórias, após ter falhado em alcançar um lugar no pódio da corrida do Grande Prémio do Mónaco. Em contraste Charles Leclerc, que venceu a corrida do Mónaco, foi incapaz de terminar o GP do Canadá após problemas mecânicos relacionados com o motor do seu carro.