Euro’2024: Portugal sofreu, mas venceu
A primeira ronda de jogos do Campeonato Europeu terminou, com a Seleção portuguesa a fechar a primeira jornada da fase de grupos do torneio. Desde grandes exibições a duelos mais desesperados, foram algumas as surpresas na fase inicial da competição.
Portugal – República Checa
Se não tivesse um toque de suspense e sofrimento, não teria sido uma vitória à portuguesa. Portugal venceu o seu primeiro jogo do Campeonato Europeu 2024 frente à República Checa, numa partida onde a seleção lusitana esteve em desvantagem. Num jogo que surpreendeu desde início devido a algumas das escolhas táticas de Roberto Martínez, foi a falta de eficácia em frente à baliza que fez com que a seleção portuguesa fosse para o intervalo com um empate a zeros. Na segunda parte bastou um remate da seleção checa para abrir o marcador, com um golo que abalou a nação portuguesa. Foi sete minutos após sofrer o golo que Portugal voltou a acordar, com um autogolo de Hranac aos 69 minutos a dar o empate à seleção comandada por Roberto Martínez. Com o jogo a terminar, foi preciso sofrer até ao minuto 92 para se poder celebrar o esperado golo da vitória da seleção portuguesa. Foram os recém-lançados em jogo Pedro Neto e Francisco Conceição a espalharem as brasas com o golo que desbloqueou o empate, com uma jogada iniciada pelo jogador do Wolverhampton que assistiu Francisco Conceição para a euforia dos portugueses. O apito final aconteceu minutos depois, numa partida que terminou 2-1 para a seleção de Portugal.
Alemanha – Escócia
Com a anfitriã Alemanha a inaugurar o esperado Europeu 2024 em conjunto com a seleção da Escócia, foi com pouca surpresa que a seleção da casa saiu vitoriosa. Com os jogadores de Julian Nagelsmann a quererem passar a mensagem de que estão a competir para manter a taça do Europeu na Alemanha, conseguiram uma vitória expressiva por 5-1, num duelo onde foram dominantes do início ao fim.
Hungria – Suíça
A Suíça derrotou a Hungria, tendo feito justiça ao seu favoritismo. Com os suíços a garantir uma vantagem de dois golos nos primeiros 45 minutos da partida, a seleção húngara respondeu na segunda parte, ao marcar um golo aos 66 minutos que poderia ter mudado o rumo do jogo. Porém, foi no minuto 93 que Embolo fechou o marcador para a Suíça, num encontro que terminou 1-3.
Espanha – Croácia
O jogo entre a Espanha e a Croácia foi, provavelmente, a primeira partida a suscitar mais dúvidas acerca do seu vencedor. Num duelo que se esperaria equilibrado, entre duas seleções que, para além de talento, têm uma vasta experiência em competições internacionais, foram os espanhóis que mostraram superioridade ao vencerem os croatas por 3-0.
Itália – Albânia
A partida entre a Itália e a Albânia ameaçou ser a primeira surpresa do torneio, com um golo da seleção albanesa no primeiro minuto de jogo a apanhar desprevenida a seleção italiana.
Porém, os atuais retentores do título de campeões europeus conseguiram dar a reviravolta no marcador ainda na primeira parte, garantindo os 3 pontos numa vitória por 1-2.
Polónia – Países Baixos
O duelo entre a Polónia e os Países Baixos foi um verdadeiro hino ao desperdício. Num encontro onde a seleção também conhecida como Laranja Mecânica demonstrou a sua superioridade desde o primeiro minuto, foram os polacos que, apesar de terem Lewandowski no banco, surpreenderam com um golo no minuto 16. A correr atrás do prejuízo, os Países Baixos foram demonstrando ao longo da partida o porquê de serem favoritos a vencer o encontro, tendo sido Gakpo a igualar o marcador ainda na primeira parte. Entre inúmeras oportunidades flagrantes de golo desperdiçadas em ambas as partes, foi apenas no minuto 83 que Weghorst, que havia entrado na partida dois minutos antes, resolveu o encontro para a seleção comandada por Ronald Koeman, num jogo que terminou com a vitória neerlandesa por 1-2.
Eslovénia – Dinamarca
O encontro entre a Eslovénia e a Dinamarca ficou registado como tendo sido o primeiro empate deste torneio, num jogo que terminou com um golo para ambas as seleções. Este mesmo jogo ficou também marcado pelo regresso do internacional dinamarquês Eriksen ao Europeu após em 2021, nesta mesma competição, ter sofrido uma paragem cardíaca durante uma partida diante a Finlândia. Foi precisamente Eriksen quem marcou o primeiro golo da partida, sendo que foi o remate de Janza no minuto 77, que ao sofrer um ligeiro desvio por parte do dinamarquês Hjulmand, valeu o empate à seleção eslovena.
Sérvia – Inglaterra
A Inglaterra, que alcançou a final do Euro’2020, iniciou este Europeu com alguma falta de inspiração frente à Sérvia. Com a seleção inglesa a encontrar o golo na primeira parte, onde conseguiu manter o controlo do jogo, foi no segundo tempo que a seleção da Sérvia decidiu procurar ativamente o golo, sendo que os ingleses se limitaram a defender a margem mínima adquirida nos primeiros 45 minutos. Foi o golo de Jude Bellingham que deu a vitória a Inglaterra, num jogo que terminou 0-1. Apesar do selecionador inglês, Gareth Southgate, ter afirmado que pretendia vencer este torneio, o primeiro jogo certamente não terá deixado a nação britânica entusiasmada.
Roménia-Ucrânia
A Roménia proporcionou a primeira surpresa do torneio, ao derrotar a Ucrânia por 3-0. A seleção da Ucrânia, que conta com jogadores tais como Mudryk e Zinchenko, entrou como favorita a vencer o encontro, porém não conseguiu encontrar resposta para a eficácia da seleção romena.
Bélgica-Eslováquia
A Eslováquia decidiu seguir o caminho da Roménia e surpreendeu muitos adeptos de futebol ao derrotar a Bélgica por 0-1. Com dois golos anulados a Lukaku, a Eslováquia soube aproveitar as oportunidades, num jogo impróprio para cardíacos.
Áustria-França
Já a Áustria fez frente a um gigante europeu, tendo jogado praticamente taco a taco com a seleção gaulesa. Tendo resistido à entrada forte dos franceses e às sucessivas tentativas de ataque, foi um autogolo aos 38 minutos que traiu a seleção austríaca e deu a vitória pela margem mínima à seleção da França.
Turquia-Geórgia
Sem surpresas a Turquia, que enquadra o grupo da seleção portuguesa, venceu a Geórgia num encontro que terminou 3-1. Com o marcador a ser aberto no minuto 25 pela seleção turca, a Geórgia voltou a entrar no jogo pouco tempo depois, com um golo de Mikautadze. Foi na segunda parte que os turcos definiram o resultado final, numa partida onde se destacou a qualidade da jovem promessa turca Arda Guller.