As 32 Seleções do Catar 2022 – Pt.2

Apresentação dos grupos E, F, G e H.

Grupo E

Japão

Esta será a sétima participação consecutiva do Japão num Campeonato do Mundo FIFA, uma sequência que vem desde 1998. É a segunda maior marca de uma seleção asiática, atrás somente da atual sequência da Coreia do Sul, que completará 10 Mundiais consecutivos em 2022.

O Japão venceu o jogo de estreia na Fase de Grupos em duas das três últimas participações em Mundiais (2010 contra os Camarões e 2018 contra a Colômbia). Somente a Coreia do Sul (3) venceu mais partidas de abertura da Fase de Grupos entre as seleções asiáticas.

Eliminado nos oitavos de final em 2018, o Japão tenta avançar ao mata-mata do Campeonato do Mundo FIFA em edições consecutivas pela primeira vez na história.

Espanha

A Espanha qualificou-se para o 16º Campeonato do Mundo FIFA, o 12º consecutivo, a sua melhor sequência de participações no torneio.

A Espanha venceu a Copa do Mundo FIFA em 2010. Aquela foi a única vez em que a seleção alcançou as meias-finais nas suas últimas 13 participações. No entanto, os espanhóis terminaram como líderes dos grupos em quatro dos seus últimos cinco Mundiais.

O próximo golo da Espanha será o 100ª da seleção em Mundiais. José Iraragorri marcou o primeiro da história em 1934, na vitória por 3 a 1 contra o Brasil, nos oitavos de final.

Luis Enrique atuou em 12 partidas do Mundial como jogador da Espanha, nas edições de 1994, 1998 e 2002, marcando dois golos. Esta será a sua segunda grande competição (Mundial e EURO) como técnico da Espanha, após o EURO 2020, quando levou a equipa às meias-finais. A Espanha marcou mais golos que qualquer outra seleção naquele torneio (13, empatada com a campeã Itália).

Costa Rica

A Costa Rica qualificou-se para o Campeonato do Mundo pela sexta vez, incluindo as três últimas edições – a melhor sequência de participações consecutivas da seleção.

Após vencer três dos seus cinco primeiros jogos num Mundial (2D), a Costa Rica teve apenas duas vitórias nas últimas 13 partidas na competição (5E 6D), não ganhando nenhum dos últimos seis jogos (4E 2D) – a sua maior sequência sem vitórias no torneio.

Três das cinco vitórias da Costa Rica no Mundial aconteceram em estreias no torneio (60%) – venceram a Escócia em 1990, a China em 2002 e o Uruguai em 2014. Este será o terceiro Mundial do técnico Luis Fernando Suárez, será a terceira seleção diferente que comanda depois do Equador 2006, Honduras 2014 e Costa Rica 2022.

Alemanha

A Alemanha venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo FIFA; nenhuma seleção europeia tem mais títulos (a Itália também tem quatro). Entre todos os países, somente o Brasil levantou o troféu em mais ocasiões (5).

Esta será a 20ª participação da Alemanha num Mundial, o que faz com que seja apenas a segunda seleção, após o Brasil, a alcançar a marca de 20 edições do torneio. A última vez que os alemães ficaram de fora do Mundial foi em 1950 – desde então, passaram da primeira fase em todas as edições, exceto em 2018, quando terminaram na última posição do grupo.

A Alemanha alcançou as meias-finais em quatro dos cinco Mundiais disputados neste século – a única exceção foi em 2018. É a melhor marca entre todas as seleções neste período.

Este será o primeiro grande torneio de Hansi Flick como técnico da Alemanha.

Quem será o vencedor do Grupo E?

Grupo F

Marrocos

Esta será a sexta participação de Marrocos no Campeonato do Mundo FIFA, mas a seleção não passa da fase de grupos desde 1986, quando foi eliminada pela Alemanha nos oitavos de final (0x1).

A seleção marroquina qualificou-se para o seu segundo Mundial consecutivo, o que só havia acontecido uma vez (em 1994 e 1998).

O Marrocos venceu apenas um dos seus 10 últimos jogos do Mundial (2E 7D) – contra a Escócia, em 1998, na fase de grupos (3×0). Walid Regragui será o segundo técnico marroquino a atuar no Mundial, após Abdellah Ajiri Blinda comandar a seleção nacional em 1994. Regragui é o sexto técnico diferente da seleção de Marrocos em seis participações no Mundial.

Croácia

Esta será a sexta participação da Croácia no Campeonato do Mundo FIFA. Nas cinco anteriores, a seleção foi eliminada na fase de grupos (3 vezes) ou chegou pelo menos às meias-finais (duas vezes, incluindo a final de 2018).

A Croácia perdeu a sua partida de estreia em três dos cinco Mundiais que disputou, a exceção de 1998 (foram à meia-final) e 2018 (foram à final).

Luka Modric tem mais jogos pela seleção da Croácia nos grandes torneios internacionais que qualquer outro jogador (25).

Zlatko Dalić será o primeiro técnico a comandar a Croácia em três competições internacionais oficiais (Mundial 2018, Euro 2020 e Mundial 2022).

Canadá

O Canadá qualificou-se para o Campeonato do Mundo FIFA pela primeira vez desde 1986, encerrando uma espera de 36 anos após sua única participação no torneio.

Os canadianos qualificaram-se para o Mundial como líderes das eliminatórias da CONCACAF, com o ataque mais concretizador (23) e a melhor defesa (7) da fase final. Após um empate em casa contra as Honduras na estreia, a seleção venceu os últimos seis jogos.

John Herdman será o primeiro técnico a atuar nas edições masculina e feminina do Mundial – levou a seleção canadiana aos quartos de final da edição feminina em 2015.

Bélgica

Nenhuma outra seleção europeia se qualificou tantas vezes para o Campeonato do Mundo sem nunca ter vencido o torneio quanto a Bélgica. Esta será a 14ª participação dos belgas.

A Bélgica é uma das três equipas, ao lado do Brasil e França, que alcançaram os quartos de final nas duas últimas edições do Mundial.

Roberto Martinez será o terceiro técnico a comandar a Bélgica em mais que uma edição do Mundial, depois de Hector Goetnik (1930 e 1934) e Guy Thys (1982, 1986 e 1990).

Quem será o vencedor do Grupo F?


Grupo G

Sérvia

Incluindo 2022, a Sérvia qualificou-se para quatro dos cinco últimos Campeonatos do Mundo FIFA, ficando de fora apenas em 2014. No entanto, desde o primeiro torneio desta sequência, em 2006, a seleção perdeu sete das nove partidas disputadas (2V), o maior número de derrotas de um país europeu neste período – somente a Austrália (8) perdeu mais jogos, entre todas as seleções.

Como nação independente, a Sérvia nunca teve um jogador a marcar mais de um golo em Mundiais: seis jogadores marcaram uma vez cada; o último golo da seleção no torneio foi de Aleksandar Mitrovic em 2018, contra a Suíça. Na fase de grupos da última edição, em 2018, apenas três jogadores tiveram mais finalizações que Mitrovic (14): Neymar (16), Kroos (15) e Ronaldo (15). O técnico sérvio Dragan Stojkovic é co-líder da seleção em número de partidas como jogador em Mundiais (incluindo os registos da Jugoslávia), tendo atuado em nove jogos entre as edições de 1990 e 1998, marcando três golos. Stojkovic continua a ser o último jogador da Sérvia/Jugoslávia a ter marcado mais de um golo numa partida do Mundial, balançando as redes duas vezes nos oitavos de final contra a Espanha, em 1990.

Suíça

A Suíça qualificou-se para o 12º Campeonato do Mundo FIFA, terminando na liderança do seu grupo nas eliminatórias, à frente da Itália, atual campeã europeia. Este é o quinto Mundial consecutivo da Suíça, marcando a maior sequência de participações da seleção no torneio.

Apenas em 2006 a Suíça terminou a primeira fase como líder do seu grupo no Mundial. Nesse ano, a seleção suíça tornou-se a única equipa a não sofrer golos numa edição do torneio (4 jogos, 0 golos sofridos).

Xherdan Shaqiri esteve diretamente envolvido em 48% dos 23 golos da Suíça nas últimas quatro competições oficiais, marcando oito vezes e distribuindo três assistências.

O técnico da Suíça, Murat Yakin, terá sua primeira experiência no comando de uma seleção numa competição oficial. Nos seis jogos desde que assumiu o cargo, em agosto de 2021, a Suíça não foi derrotada e sofreu apenas um golo.

Camarões

Os Camarões qualificaram-se para o seu 8º Campeonato do Mundo FIFA (após 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014), o maior número de participações entre as seleções africanas.

A seleção dos Camarões perdeu os seus últimos sete jogos no Mundial (entre 2002 e 2014).

O novo técnico dos Camarões, Rigobert Song, aparece no Top-3 de jogadores com mais jogos pelos Camarões no Mundial (nove), atrás de François Omam-Biyik (11) e Roger Milla (10).

Brasil

O Brasil venceu o Campeonato do Mundo FIFA mais vezes que qualquer outra seleção, levantando o troféu em quase um quarto dos torneios disputados até agora (5 de 21). Os brasileiros também foram os últimos a vencer Mundiais de forma consecutiva (1958 e 1962).

O Brasil é a única seleção que participou em todos os Mundiais desde sua edição inaugural, em 1930; esta será sua 22ª participação.

Desde sua estreia no Mundial, em 2014, Neymar esteve diretamente envolvido em 42% dos 19 golos do Brasil na competição (6 golos e 2 assistências).

Na seleção desde junho de 2016, Tite será o primeiro técnico a comandar o Brasil em dois Mundiais consecutivos desde Telê Santana em 1982 e 1986.

Quem será o vencedor do Grupo G?

Uruguai

O Uruguai irá participar no seu 14º Campeonato do Mundo FIFA, a quarta em sequência desde 2010. Esta será apenas a segunda vez em que a seleção uruguaia participa em quatro Mundiais consecutivos (1962, 1966, 1970, 1974).

A seleção uruguaia venceu seis dos seus últimos oito jogos no Mundial (2D). Foram quatro vitórias em 2018 (Egito, Arábia Saudita, Rússia, Portugal), igualando a melhor marca numa única edição do torneio, depois de 1930 (Peru, Roménia, Jugoslávia, Argentina).

Este será o primeiro Mundial, desde 2002, em que a seleção uruguaia não será comandada por Óscar Tabárez, técnico do país nas últimas 16 partidas no torneio. Diego Alonso, atual treinador e estreante em Mundiais, assumiu em dezembro de 2021.

Portugal

Portugal é uma das cinco seleções europeias a participar em todos os Campeonatos do Mundo FIFA desde 2002, juntamente com Inglaterra, França, Alemanha e Espanha. Entretanto, entre as cinco equipas, a seleção portuguesa foi a que disputou menos jogos no torneio neste período (21).

Cristiano Ronaldo marcou todos os seus sete golos no Mundial na fase de grupos; é o melhor marcador (7) entre os jogadores que não balançaram as redes nas fases eliminatórias da competição (seis jogos de mata-mata sem golos).

Cristiano Ronaldo balançou as redes em todos os quatro Mundiais em que participou; o atacante português pode tornar-se o primeiro jogador da história a marcar em cinco edições diferentes do torneio.

Este será o quarto grande torneio de Fernando Santos no comando de Portugal; nas três vezes anteriores (dois Euros e Mundial 2018) avançou na fase de grupos, mas foi eliminado nos oitavos de final nas últimas duas.

Gana

Gana participa no Campeonato do Mundo FIFA pela quarta vez – todas no Século XXI. Não conseguiram passar da fase de grupos apenas uma vez, justamente na última participação, em 2014.

O Gana é a única seleção africana que disputou uma decisão por penaltis no Mundial, contra o Uruguai, nos quartos de final em 2010 (derrota por 2×4).

Caso atue no Mundial 2022, o capitão da seleção do Gana, Andre Ayew, será o jogador africano em atividade com o maior número de partidas na competição (8, atualmente sete).

O novo técnico do Gana, Otto Addo, disputou e venceu duas partidas como jogador no Mundial 2006, contra os Estados Unidos (2×1) e República Checa (2×0).

Coreia do Sul

Esta será o 11º Campeonato do Mundo FIFA da Coreia do Sul, é o país asiático com mais participações na competição. 2022 será a 10ª participação consecutiva da seleção, numa sequência que vem desde 1986.

No último jogo do Mundial de 2018 a Coreia do Sul venceu a Alemanha por 2 a 0 – apenas por uma vez venceram partidas consecutivas no torneio, no terceiro jogo da fase de grupos e nas oitavas de final da edição de 2002 quando o país sediou o torneio juntamente do Japão.

Esta será o segundo Mundial de Paulo Bento no comando de uma seleção – caiu na fase de grupos com Portugal na edição de 2014 (1V 1E 1D).

Quem será o vencedor do Grupo H?