As 32 Seleções do Catar 2022 – Pt.1

Apresentação dos grupos A, B, C e D.

Grupo A

Senegal

Senegal qualificou-se para o seu terceiro Campeonato do Mundo FIFA, depois de 2002 (eliminado nos quartos de final) e 2018 (eliminado na fase de grupos).

Em 2018, o Senegal tornou-se na primeira seleção eliminada de um Mundial pela regra do fair-play. A seleção empatou com o Japão no segundo lugar do grupo H, com os mesmos pontos e número de golos marcados e sofridos – mas receberam mais cartões amarelos.

 Sadio Mané esteve diretamente envolvido em 12 dos últimos 25 golos marcados pelo Senegal em torneios internacionais oficiais (Taça Africana das Nações e Campeonato do Mundo), marcou nove golos e fez três assistências.

Este será o segundo Mundial consecutivo de Aliou Cissé como técnico de Senegal. Participou em sete das oito partidas da seleção na competição (4 como jogador, 3 como técnico).

Catar

O Catar vai participar no seu primeiro Campeonato do Mundo. E também serão a primeira nação árabe a organizar o torneio.

O Catar tentará não se tornar o segundo anfitrião a ser eliminado na fase de grupos de um Mundial, depois da África do Sul em 2010. Adicionalmente, o anfitrião procura ser o primeiro país da AFC a vencer sua partida de estreia num Mundial. 10 dos 11 estreantes anteriores perderam (incluindo Israel em 1970), o Kuwait foi o único a evitar a derrota, em 1982 (1-1 contra a Checoslováquia).

Félix Sánchez, técnico do Catar, está no comando da seleção nacional desde julho de 2017. Em 2019, o espanhol levou o Catar ao seu primeiro título da Taça da Ásia AFC.

Países Baixos

Esta será a 11ª participação dos Países Baixos no Campeonato do Mundo FIFA, a primeira desde 2014. Nenhuma seleção tem mais vice-campeonatos em Mundiais que os Países Baixos sem nunca ter erguido o troféu (3; 1974, 1978, 2010).

Os Países Baixos venceram 11 dos seus 14 últimos jogos no Mundial, excluindo-se as disputas por penaltis (2E 1D). A única derrota da seleção no período foi na final de 2010 contra a Espanha (0-1 após prolongamento). A última vez que os holandeses perderam um jogo na fase de grupos foi em 1994, contra a Bélgica (0x1).

A seleção dos Países Baixos nunca perdeu um jogo de estreia na fase de grupos do Mundial (6V 2E). É a seleção que tem a maior invencibilidade em jogos de abertura de entre todos os países na história da competição (8, excluindo segundas fases de grupos).

Esta é a terceira passagem de Louis van Gaal no comando da seleção dos Países Baixos.

Equador

Esta será a quarta participação do Equador num Campeonato do Mundo FIFA – a seleção marcou 27 golos nas eliminatórias da CONMEBOL, a sua melhor marca numa única edição.

A seleção equatoriana disputou 10 jogos em Mundiais até o momento, com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Todas as 10 partidas foram disputadas contra seleções de apenas duas confederações: UEFA (2V 1E 4D) e CONCACAF (2V 0E 1D).

A melhor campanha do Equador num Mundial aconteceu em 2006, quando a seleção avançou até aos oitavos de final. Nessa edição, os equatorianos conquistaram a sua única vitória em partidas de estreia, batendo a Polónia por 2 a 0. O Equador está invicto nas suas duas últimas partidas em Mundiais (1V 1E). Se evitar uma derrota no primeiro jogo em 2022, a seleção iguala a sua maior sequência sem derrotas no torneio, alcançada quando venceu o último jogo da fase de grupos de 2002 e os dois primeiros de 2006.

Quem será o vencedor do Grupo A?

Grupo B

País de Gales

Gales qualificou-se apenas pela segunda vez para o Campeonato do Mundo FIFA, a primeira desde 1958 – o intervalo de 64 anos entre as participações é o maior em toda a história do torneio.

Na sua primeira participação, em 1958, Gales empatou os três jogos na fase de grupos. A seleção então eliminou a Hungria no play off, antes de ser eliminada pelo Brasil, que viria a ser campeão, nos quartos de final – Pelé, aos 17 anos, marcou o único golo da partida.

Gareth Bale, máximo marcador da história da seleção de Gales, marcou cinco vezes na campanha das eliminatórias para Mundial. Os cinco golos aconteceram em apenas dois jogos: um hat-trick na vitória por 3 a 2 contra a Bielorrússia e os dois golos do 2×1 na meia-final do play off contra a Áustria.

O técnico de Gales, Rob Page, será apenas o segundo galês a comandar uma seleção num Campeonato do Mundo FIFA, depois de Jimmy Murphy em 1958 (também com Gales).

Irão

Esta será a sexta participação do Irão no Campeonato do Mundo, mas ainda procuram passar da Fase de Grupos. Somente a Escócia (8, excluindo 2022) tem mais participações na competição sem avançar da primeira fase.

O Irão marcou apenas nove golos em 15 jogos no Mundial; com 0,6 gol por jogo, a seleção tem a menor média entre todas as seleções com mais de 10 partidas na competição. Eles só marcaram mais de uma vez em um dos seus 15 jogos, uma vitória de 2 a 1 sobre os Estados Unidos em 1998. Estes nove golos todos tiveram marcadores diferentes (incluindo um golo na própria baliza). São 9 melhores marcadores até que algum de destaque e marque pelo menos dois golos.

Apesar de ter jogado apenas seis vezes, nenhum jogador do Irão esteve envolvido em mais golos durante a terceira fase das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial do que Mehdi Taremi (4 golos, 2 assistências).

Esta será a quarta edição consecutiva de Carlos Queiroz como técnico num Campeonato do Mundo FIFA – a sequência mais longa em andamento – e a terceira seguida no comando do Irão, após assumir para uma segunda passagem, em setembro. É o único técnico a comandar o Irão em mais do que um Mundial, e sua marca de 10 jogos na competição é a maior entre todos os técnicos portugueses.

Inglaterra

A Inglaterra qualificou-se para o Campeonato do Mundo FIFA pela 16ª vez. Será o sétimo Mundial consecutivo para os ingleses, a melhor sequência de participações inglesa no torneio.

A Inglaterra é a única seleção europeia a ter alcançado as meias-finais nos últimos dois grandes torneios (Mundial e EURO).

A seleção inglesa teve o melhor saldo de golos da fase de grupos das eliminatórias europeias para o Mundial, marcou 39 vezes e sofreu apenas três (+36).

Gareth Southgate levou a Inglaterra às meias-finais nos últimos dois grandes torneios. Apenas Sir Alf Ramsey se pode vangloriar de um feito similar como comandante da seleção (venceu o Mundial em 1966 e foi às meias-finais do EURO 1968).

Estados Unidos da América

Os Estados Unidos classificaram-se para e seu 11º Campeonato do Mundo FIFA, o primeiro desde a edição de 2014, quando foram eliminados pela Bélgica nos oitavos de final.

Apenas o México (17) tem mais participações em Mundiais que os Estados Unidos (11, incluindo 2022) entre as seleções da CONCACAF. Os americanos alcançaram as fases a eliminar em três das suas quatro últimas participações (2014, 2010, 2002).

Os Estados Unidos foram os terceiros classificados na terceira fase das eliminatórias da CONCACAF para o Mundial 2022, atrás do Canadá e México – entretanto, os seus 21 golos marcados só foram superados pelo Canadá (23).

Gregg Berhalter será o primeiro a representar os Estados Unidos num Mundial tanto como jogador quanto como técnico – entrou em campo duas vezes na Mundial 2002.

Quem será o vencedor do Grupo B?


Grupo C

Polónia

A Polónia qualificou-se para o nono Campeonato do Mundo FIFA e estará presente na competição pela quarta vez nas últimas seis edições (2022, 2018, 2006, 2002).

A Polónia venceu somente um dos oito jogos de estreia em Copas do Mundo FIFA (3E 4D) – 3×2 contra a Argentina em 1974, com dois golos de Grzegorz Lato. A seleção não venceu nenhuma das últimas seis partidas inaugurais (3E 3D), perdendo as últimas três.

Robert Lewandowski teve participação em 13 golos nas eliminatórias para o Mundial 2022 (9 golos e 4 assistências), mais do dobro que qualquer outro jogador polaco.

Czesław Michniewicz será o oitavo técnico diferente a comandar a Polónia num Mundial. Antoni Piechniczek é o único que esteve à frente da seleção polaca em duas edições do torneio (1982, 1986).

México

O México irá participar no Campeonato do Mundo FIFA pela 17ª vez em 2022, a oitava participação consecutiva da seleção na fase final do torneio.

A seleção mexicana passou da fase de grupos em todas as suas últimas oito participações no Mundial, caindo nesta etapa pela última vez em 1978. A Tricolor também venceu cinco vezes nas últimas seis estreias na fase de grupos da competição (1E).

Na terceira fase das eliminatórias da CONCACAF para o Mundial 2022, o México teve o maior número de jogadores a marcar entre todas as seleções participantes (excluindo-se golos na própria baliza), com 17 golos marcados por 13 jogadores diferentes.

O Mundial FIFA 2022 no Catar será o segundo torneio de Gerardo Martino como técnico. Em 2010, levou o Paraguai até aos quartos de final, onde foram eliminados pela Espanha, que viria a sagrar-se campeã.

Arábia Saudita

Este será o sexto Campeonato do Mundo FIFA da Arábia Saudita. As participações da seleção aconteceram nas últimas oito edições do torneio, apenas não conseguiram a qualificação em 2010 e 2014.

Para vencer jogos consecutivos pela primeira vez, desde 1994, num Mundial, a seleção da Arábia Saudita terá que realizar o feito inédito de ganhar a partida de abertura da fase de grupos, na edição de 2022. O técnico da Arábia Saudita, Hervé Renard, já atuou anteriormente num Mundial. Comandou Marrocos na edição de 2018, não conseguindo avançar da fase de grupos e sem vencer nenhuma partida (1E 2D).

Argentina

A Argentina irá para o 18º Campeonato do Mundo FIFA, chegando este ano à 13ª edição consecutiva, a terceira maior sequência em andamento, atrás do Brasil (22) e Alemanha (18). Desde 1978, apenas a Alemanha (5) chegou à final do torneio em mais ocasiões que a Argentina (4).

A Argentina passou a primeira fase em 12 das 13 participações no Mundial – a única exceção aconteceu em 2002.

A Argentina perdeu três dos últimos cinco jogos no Mundial (1V 1E), tanto quanto havia perdido nas 24 partidas anteriores (16V 5E). Perderam os dois últimos jogos da edição de 2018 (0-3 Croácia e 3-4 França) – na primeira vez em que sofreram mais de uma derrota no mesmo torneio desde 1994.

O técnico argentino Lionel Scaloni, que atuou numa partida do Campeonato do Mundo FIFA 2006 como jogador, levou La Albiceleste ao título da Copa América em 2021. Nenhum treinador venceu tanto a Copa América quanto o Mundial pela seleção argentina.

Quem será o vencedor do Grupo C?

Grupo D

Tunísia

Este será o sexto Campeonato do Mundo FIFA da seleção da Tunísia, mas a seleção nunca passou da fase de grupos.

A Tunísia sofreu pelo menos um golo em 14 das suas 15 partidas no Mundial (25 golos sofridos). A única exceção foi o empate a 0 contra a Alemanha, em 1978.

A Tunísia foi a primeira seleção africana a vencer uma partida num Mundial, ganhou ao México por 3 a 1 no jogo de estreia em 1978.

Wahbi Khazri esteve diretamente envolvido em todos os quatro últimos golos da Tunísia no Mundial (2 golos, 2 assistências).

França

A França qualificou-se para o Campeonato do Mundo FIFA pela 16ª vez. Será o sétimo Mundial consecutivo para os franceses, a sua melhor sequência de participações no torneio.

A seleção francesa conquistou o Mundial duas vezes, em 1998 e 2018. Nenhuma seleção conquistou o torneio em edições consecutivas desde o Brasil em 1958 e 1962.

Os defensores de títulos da competição venceram suas partidas de estreia em apenas três das últimas 12 edições do Mundial (4E 5D) – Alemanha em 1994 e Brasil em 1998 e 2006.

Este será o quinto grande torneio consecutivo de Didier Deschamps como treinador da França, um recorde na seleção. Faz parte do seleto grupo de três campeões Mundiais como jogador e técnico, depois de Mário Zagallo e Franz Beckenbauer – foi o capitão da França no título de 1998, jogando seis das sete partidas, antes de levantar o troféu como técnico em 2018.

Dinamarca

Esta será a sexta participação da Dinamarca num Campeonato do Mundo FIFA. É apenas a segunda vez que a seleção se qualifica para edições consecutivas do torneio, após 1998/2002.

A Dinamarca avançou da fase de grupos em quatro dos seus últimos cinco Mundiais, mas nunca foi além dos quartos de final (1998).

Yussuf Poulsen marcou um golo no Mundial 2018 e dois no EURO 2020. Pode tornar-se o terceiro jogador dinamarquês a marcar em três competições oficiais diferentes, após Michael Laudrup (Mundial 1986, EURO 1988 e Mundial 1998) e Jon-Dahl Tomasson (Mundial 2002, EURO 2004 e Mundial 2010).

Esta será a segunda competição oficial consecutiva de Kasper Hjulmand como treinador da Dinamarca. Levou a seleção às meias-finais do UEFA EURO 2020, a melhor campanha dinamarquesa num grande torneio desde o título da EURO 1992.

Austrália

A Austrália qualificou-se para o sexto Campeonato do Mundo, o quinto na sequência desde a edição de 2006. Entretanto, a seleção foi eliminada na fase de grupos em quatro das cinco participações anteriores. Avançaram para os oitavos somente em 2006, quando foram eliminados pela Itália – que viria a conquistar o torneio naquele ano.

A Austrália venceu apenas 13% dos seus jogos no Mundial (2/16); somente a Bulgária (12% – 3/26) tem uma percentagem pior entre as seleções com 10 ou mais partidas no torneio.

A Austrália teve técnicos diferentes em cada uma de suas participações no Mundial. Graham Arnold será apenas o segundo técnico a comandar a seleção no torneio após também ter atuado como jogador, depois de Ange Postecoglu.

Quem será o vencedor do Grupo D?