Separados pelas Cores, Juntos pelas Causas: Uma iniciativa solidária Placard.pt

Fez-se história no Futebol Português.

“Separados pelas Cores, Juntos pelas Causas”. Foi debaixo deste mote que o Placard.pt organizou uma iniciativa absolutamente inédita no panorama do Desporto e do Futebol Mundial, ao juntar pela primeira vez seis clubes rivais, a competir na Liga Portugal 2023/2024, para uma tarde futebolística dedicada à Responsabilidade Social.

Boavista FC, Vitória SC, Moreirense FC, FC Famalicão, GD Chaves e SC Farense – foram estes os seis clubes, todos patrocinados pelo Placard.pt, que se juntaram para deixar uma marca indelével no Futebol e no Desporto, Português e Mundial. Pela primeira vez na história, seis clubes que competem no mais alto escalão do seu país juntaram-se numa ação conjunta em prol de uma causa em comum: a Responsabilidade Social. 

Os axadrezados fizeram-se representar por Pedro Malheiro, os vimaranenses por Tiago Silva, os cónegos por Alan, os famalicenses por Francisco Moura, os flavienses por Raphael Guzzo e os farenses por Fabrício Isidoro.

Foi no campo da Academia do FC Famalicão que foram realizados remates de longa distância para uma baliza insuflável, tiros certeiros ao alvo e remates para mini balizas, três desafios que tinham como objetivo testar a pontaria dos futebolistas e consequentemente angariar dinheiro para entregar a Instituições de cariz Social. Entre boa disposição, momentos futebolísticos de fino recorte, bem como momentos insólitos e caricatos, foram arrecadados 12.050 euros pelos seis jogadores dos seis clubes. Este valor será doado a Instituições Sociais locais, identificadas em conjunto entre o Placard.pt e os seis clubes.

Esta iniciativa solidária, que se revela inédita no panorama desportivo português e internacional, espelha o compromisso do Placard.pt em combater as discrepâncias sociais que afetam a vida de muitos portugueses.

Com o sentimento de missão cumprida, o Placard.pt realça o respeito, o fair play, a competitividade e a rivalidade saudável entre clubes e jogadores durante toda a iniciativa. Servindo como exemplo de união contra um problema que deve ser de preocupação comum para todos, esta ação social foi a amostra perfeita de como o futebol e a solidariedade devem andar de mãos dadas, marcando um capítulo na história do Futebol Português.